28 de agosto de 2014

Octogésimo aniversário do Senhor Braga dos Anjos

No dia 27 de Agosto de 2014, no bonito Lugar dos Anjos, na Ilha de Santa Maria, o Sr. José Braga (o quarto a partir da direita*) completou 80 anos de vida. Nesta foto só estão caçadores que sempre viram no Senhor Braga um exemplo de homem e caçador a seguir.
A família e os amigos prepararam-lhe nos Anjos uma festa simples mas muito bonita e durante a qual os pratos fortes servidos foram muita gastronomia típica da Ilha de Santa Maria, a amizade, a solidariedade, a caça, os cães de caça, o fado e cantigas ao desafio. 
Marcaram presença muitos familiares e amigos vindos de outras Ilhas dos Açores, do Continente Português, da América e do Canadá.
Caçar com o Senhor Braga na sua bela Ilha de Santa Maria foi sempre uma honra e um privilégio. Muitos Parabéns!


*Da esquerda para a direita:
Manuel Frias, Pedro Miguel Silveira, José Frias, Horácio Moura, António Monteiro, José Braga (Braga dos Anjos), Gualter Furtado, Virgílio Paz Ferreira e Jorge Santos

Texto e fotos de Gualter Furtado

16 de agosto de 2014

Duas estreias a 15 de Agosto de 2014

A Primeira: Liegeoise paralela que os Herdeiros do Senhor António  José Galante me ofereceram.
Esta espingarda de caça Belga tem cerca de 60 anos e é possuidora de uma chumbada simplesmente extraordinária. 
Utilizei cartuchos com chumbo 7, que não ultrapassaram os 30g e carregados a pressões também relativamente baixas.
A Segunda: A minha cachorra, quase Beagle, que se revelou um animal excelente.
Nesta primeira oportunidade de caça a sério,  deu-me a cobrar dois coelhos e ela própria cobrou o seu coelho bravo numa cena de caça destemida. 
Esta jornada desenvolveu-se na Ilha Terceira, na companhia de uns amigos caçadores que conheço há longa data, a que se juntou o Celestino.
Os terrenos eram de uma beleza inigualável já que a Caldeira Guilherme Moniz é simplesmente extraordinária e não merece que se deixem lá os cartuchos vazios, pelo que devem ser recolhidos como mandam as boas práticas do exercício cinegético.
Um realce especial para o cuidado e respeito que devemos  ter com os  imponentes toiros bravos1, que são os Reis daquela paisagem e com os quais nos cruzamos por diversas vezes, acautelando sempre a devida distância.
Finalmente, uma referência para o almoço com as deliciosas alcatras, magistralmente preparadas pelas esposas dos amigos caçadores da Ilha Terceira, só possíveis de degustar nesta Ilha de Jesus Cristo2.

Texto da autoria de Gualter Furtado

Legenda:
1- Autarcas e mordomos da Ilha Terceira estão a recolher documentação para candidatar a Tourada à Corda da Ilha Terceira a património da humanidade.
2- Primeira designação da Ilha Terceira

13 de agosto de 2014

Caço por mim

Caço porque gosto
Pela carne que me proporciona
Rica em proteínas e livre de drogas
Pelo "rocket fuel"
Pela liberdade
Pela natureza
Por mim
Pesco pelos mesmos motivos
Nunca o fiz pelo troféu
Não conto fazê-lo
Não cacei durante um ano
Foi o que resisti
Mais facilmente abdicaria da pesca.

4 de agosto de 2014

A Zebra do Lodge

Há um grande empreendimento turístico no Grupo onde sou responsável pela área agrícola. Apoia-se numa estrutura hoteleira com “bungalows” (um "lodje"), restaurante-bar, piscina, entre outros produtos e serviços de elevada qualidade, e num parque com 20.000 Ha, vedado, onde existem diversos animais soltos e se organizam passeios ditos “safaris”, para sua observação, sendo ainda possível fazer percursos a pé, de btt ou de burro. 
Existe ainda um barco para passeios no mar, dado que o "lodje" fica junto ao rio Coporolo e a uns 40 Km de Benguela.
No Sábado apareceu morta uma zebra… por sinal a mais velha e a guia da manada de cerca de 20 que ali foram reintroduzidas, vindas da África do Sul, 2 anos atrás. Ao que dizem já andava coxa há uns dias, e até a viram deitada… Sábado de manhã estava morta.
Como sempre, a despeito das excelentes intenções, os ecologistas, protectores e amantes do ambiente, amigos dos animais, compenetradíssimos na pegada ecológica e nos seus princípios elevados de conservacionismo aprendido no canal da National Geographic e leituras afins, que são quem quase sempre dirigem estas estruturas, baseados em teorias e nenhum conhecimento prático, na força da sua juventude, colapsam quando há problemas… falta-lhes andar a pé no terreno, ao Sol e à chuva, conhecer as gentes e os animais-mesmo não os animais made in Disney, e falta-lhes uma sensibilidade diferente, mais realista e dura, menos poética sobre a Natureza que é magnífica mas insensível e cruel.
A zebra tinha metido uma pata num laço! Quebrou-o e soltou-se, mas este permaneceu agarrado à perna, num corte circular, largo, além de ter provocado feridas na outra também. Gangrenaram e provocaram a morte do animal, que poderia ter sido eventualmente salvo com uma injecção de antibiótico, se alguém com outro entendimento e percepção das coisas, tivesse agido… debilitada a sua captura e internamento na zona da quarentena não era assim tão difícil.
No entanto chorou-se a morte do animal e até se lamentou que as outras, aflitas e com pena daquela, se mantiveram por ali… coitadas!
No mais do resto… o que fazer? Ninguém sabia…
Bom, primeiro, as zebras não têm pena… elas seguem a zebra mais velha, a mãe de pelos menos duas, que é naturalmente a guia. Se esta se deita e morre, pois ficam desorientadas até perceberem que ela não se levanta mais, então outra toma o lugar daquela, as outras seguem-na e a vida continua!
Depois: O laço parece ser velho… aquela zona antes de ser vedada era muito batida pelos carvoeiros (que armadilham muito) e as pessoas de algumas aldeias da zona caçam com laço.
Porém não se usa cabo de aço novo e sim o que se apanha, normalmente usado, é algo inconclusivo.
Ter sido na pata de trás, sugere acidente e não armadilha posta para isso…
Importa saber onde é que foi o local da captura, pois se foi perto da vedação pode indiciar ter sido acção de caça, passaram vários dias mas será ainda possível descobrir onde foi que ela lutou para se soltar. 
Há que tomar medidas, procurar o local, dar uma volta à vedação para ver se há indícios de esta ter sido pulada ou mesmo cortada. 
Também procurar outros laços… perdidos ou colocados. Se foi acto de caça, abre um precedente que é preciso evitar. Estamos na época seca, a melhor para armadilhar, pois os animais se concentram mais e sabe-se qual o seu caminho para a água dos bebedouros e as comidas, certas e determinadas. 
Há ali em volta gente dispersa e uma pequena aldeia, são pastores, gente do mato, bravia e pouco sensível a “lodjes turísticos” e outras coisas que nem entendem. Vivem do que o mato dá mas podem ser postos deste lado se houver interacção com o soba e com a população nesse sentido, de guardarem até a cerca e impedirem outros, vindos de longe e que agora circulam subindo para o rio na época seca, de fazerem o que sempre fizeram, cortar vedações que lhes vedam o acesso milenar à água e pasto, pôr armadilhas para caçar e comer - aliás dependem mesmo disso. Para quem vive do seu gado, trocando pontualmente um animal por farinha ou sal e panos, do leite e da colheita de mel, deslocando-se em função do pasto espontâneo e da água existente nas nascentes ou rio, um parque turístico para se ir ver animais, com uma piscina para lazer, é algo de transcendente!
A zebra, que podia ter sido salva, foi esfolada e a pele congelada (nem sabiam como a manter) para mandar curtir, nas aldeias de pastores há quem faça esse trabalho e tenho amigos que me tratarão disso. 
A carne, imprópria (outro detalhe…) uma parte serve para os crocodilos, a carcaça arrasta-se para onde seja pasto de chacais, gatos, aves e outra bicheza pois na Natureza nada se perde!
Foi pena! Mas é a dura realidade da vida no mato e em África, apesar das cercas e dos "lodjes", onde há coisas que nunca mudam e com as quais temos de contar e de viver!

Texto e foto da autoria de António Luiz Pacheco

Sobre o blogue

Contacto: ribeira-seca@sapo.pt
número de visitas

1 - Pertence-me e não possui fins comerciais;

2 - Transmite a minha opinião;

3 - Os trabalhos publicados são da minha autoria;

4 - Poderei publicar textos de outros autores, mas se o fizer é com autorização;

5 - Desde que se enquadrem também reproduzirei artigos de imprensa;

6 - Pela Caça e Verdadeiros Caçadores;

7 - Em caso de dúvidas ou questões, poderão contactar-me através do e-mail acima;

8 - Detectada alguma imprecisão, agradeço que ma assinalem;

9 - Não é permitido o uso do conteúdo deste espaço sem autorização;

10 - Existe desde o dia 21 de Outubro de 2006.

© Pedro Miguel Silveira

Arquivo