14 de janeiro de 2013

Época de Caça 2012/2013 na Ilha de São Miguel

Neste pequeno balancete referente à época de caça 2012/2013, na Ilha de São Miguel – Açores, não entra a caça à Galinhola, porque está proibida nesta Ilha.
A época  de caça a  "sério" em São Miguel, começou no primeiro Domingo de Outubro (07/10/2012) e terminará no último Domingo de Janeiro de 2013 (27/01/2013).
As espécies alvo deste calendário venatório foram o coelho-bravo, a Codorniz, a Narceja, o Pato e o Pombo-da-rocha.
A caça a todas estas espécies cinegéticas  só  podia ser exercida aos Domingos e até às 15 horas, sendo que em relação à Codorniz a sua caça só foi autorizada em quatro Domingos do mês de Dezembro e das 9 horas às 12 horas. 
Se me perguntassem qual a palavra que melhor sintetizava esta época venatória responderia sem nenhuma dúvida: Desilusão!
No que se refere à espécies indígenas, como sejam o Coelho-bravo, a Codorniz e o Pombo-da-rocha pode-se afirmar  que apenas este último apresenta um efectivo razoável, mas mesmo assim abaixo do existente no ano passado.
No respeitante às outras espécies de caça notou-se uma quebra muito mais acentuada, que nem os lançamentos/povoamentos  das Codornizes criadas em cativeiro conseguiram amenizar. 
É uma tristeza o que se está a passar na Ilha de São Miguel!
Em relação às espécies cinegéticas de arribação como as Narcejas (muito embora algumas nidifiquem e residam nos Açores) e os Patos foi também uma época muito fraca.
Quanto aos Patos  as variedades possíveis de serem caçadas foram reduzidas bem como os horários e o número de dias em que podiam ser caçados. Nisto resultou que uma parte significativa dos caçadores Micaelenses, dos verdadeiros amantes da caça aos  Patos, desistisse de ir à caça para não se chatearem com os Serviços Florestais e outros, já que acidentalmente poderiam  atirar a uma espécie que este ano se encontra proibida.
Pode pois estar descansado o "forte turismo de observação de aves que nesta época do ano nos visita" e nos  "enche os hotéis e as casas de turismo de habitação" (infelizmente isto não é verdade), já que a caça aos Patos e os caçadores destas aves não representam qualquer perigo para as suas actividades.
Mesmo assim salvou-se no meio de toda esta "tragédia" em que se converteu a caça na Ilha de São Miguel, os passeios ao campo com os nossos amigos cães e a confraternização com os outros amigos caçadores.
Felizmente que os Açores são constituídos por 9 Ilhas e São Miguel, mesmo sendo a maior de todas, é apenas uma do Arquipélago e está separada das outras por um vasto território de mar.
Esperemos que a Época de 2013/2014 seja melhor, mas como as coisas se apresentam confesso que não acredito muito na realização deste meu desejo! 

Janeiro de 2013

Texto e foto da autoria de Gualter Furtado

8 de janeiro de 2013

ELLY - A Rainha no Dia de Reis

Caço às galinholas há 30 anos. Matei a minha primeira quando tinha 16 anos. Desde esta altura, desenvolvo por esta caça uma enorme PAIXÃO. 
Uma das principais razões desta dedicação a este tipo de caça deve-se muito ao facto dela permitir observar grandes trabalhos onde podemos ver a qualidade dos nossos cães de parar. Quem me conhece e comigo caça sabe que foram vários os cães que nesta caça mostraram lances de grande qualidade. 
Mas a prenda que a ELLY me ofereceu no DIA DOS REIS não é fácil de igualar...ELLY tem a classe que um grande cão de competição deve ter, mas é capaz de se adaptar a todas as disciplinas com uma inteligência acima do comum. Quando o terreno assim o exige, ELLY - o FURACÃO, veste o "fato de macaco" mas não perde a classe de quem passeia o seu melhor smoking. À FORÇA, ESTILO, SENTIDO DE CAÇA E UMA ENORME LIGAÇÃO associada a uma paixão que parece não ter fim, junta uma facilidade enorme em contactar de forma correcta com a caça. Hoje, dia 6 de Janeiro, tinha pensado em não ir à caça, pois a "Equipa Becadera" estava um pouco cansada. Sábado tinha sido dia de trabalho e, por sinal, um dia bem agradável com uma sucessão de lances bem conseguidos.
Mas acordei com a sensação que havia "movimento de galinholas"... Agarrei na ELLY, que já tinha saltado fora da Equipa Becadera, em virtude dos seus compromissos de calendário nas Provas de Primavera, e comecei o meu dia de caça. O FURACÃO sai logo no 1º minuto muito concentrada, forte (à esquerda e à direita) e estava num daqueles dias em que um britânico ambicioso é um bom companheiro para lhe fazer par no terreno. 
Tínhamos 15 minutos de caça quando, do meu lado esquerdo, o chocalho se cala. Após alguns segundos começa a soar o beep, “vamos à procura dela que a cadelinha está bem longe...” Quando a consigo ver, lá está ela em mostra - cabeça bem alta, a "mastigar" o ar e o corpo em grande tensão. Pela expressão que ELLY tem e o sítio em que está parada, a impressão de que era uma galinhola torna-se uma grande certeza.
Mas agora como é que eu “entro”? O sítio melhor para me colocar, o FURACÃO não gosta! Coisas das provas…Mas também não pode ser tudo ao nosso jeito! Respiro fundo e faço uma breve pausa e penso numa frase que um amigo meu e com quem muito aprendi nesta caça me ensinou “ Jorge, as galinholas matam-se com os 2 pés bem assentes no chão”, ou seja, concentrado. Coloco-me à esquerda a 5 metros de ELLY, mando-a guiar e, ao 1º passo, salta a bicuda como uma flecha. O tiro é no sítio e a galinhola cai. Nestes momentos, ELLY transforma todo o seu ímpeto numa calma que sempre me surpreende. Está agarrada ao solo, marcando a pancada à espera da ordem de cobro. Respeita tão bem na caça aquilo que aprendeu para as provas. 
A manhã continua com um recital de ELLY…5 galinholas paradas com grande classe. Relato este dia, não pelo número de abates mas pela qualidade dos lances a que pude assistir. É nestas alturas que sinto o verdadeiro retorno de 2 anos de trabalho. 
Obrigado FURACÃO por esta manhã de caça. Agora é hora de voltar à Preparação para as Provas de Primavera.

Texto e foto da autoria de Jorge Piçarra

Sobre o blogue

Contacto: ribeira-seca@sapo.pt
número de visitas

1 - Pertence-me e não possui fins comerciais;

2 - Transmite a minha opinião;

3 - Os trabalhos publicados são da minha autoria;

4 - Poderei publicar textos de outros autores, mas se o fizer é com autorização;

5 - Desde que se enquadrem também reproduzirei artigos de imprensa;

6 - Pela Caça e Verdadeiros Caçadores;

7 - Em caso de dúvidas ou questões, poderão contactar-me através do e-mail acima;

8 - Detectada alguma imprecisão, agradeço que ma assinalem;

9 - Não é permitido o uso do conteúdo deste espaço sem autorização;

10 - Existe desde o dia 21 de Outubro de 2006.

© Pedro Miguel Silveira

Arquivo